quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Triglicéridos

Os triglicéridos são um factor de risco a ter em conta para as doenças do coração. Quem tiver um alto nível de lípidos no sangue, colesterol ou triglicéridos deve considerar-se um doente coronário de alto risco.
COMO ACTUAM EXACTAMENTE OS TRIGLICÉRIDOS?
Proporcionam ao organismo o principal armazenamento de energia. Se não queimamos rapidamente as gorduras, o açúcar ou os hidratos de carbono ingeridos, a sua grande maioria converte se em triglicéridos, que entram na corrente sanguínea e, tal como o colesterol, podem fixar se às paredes das artérias.
Os médicos medem os níveis dos triglicéridos e do colesterol como indicador do estado de saúde. Níveis baixos são sinal de boa saúde. Os níveis altos estão associados ao aumento do risco de doença cardíaca, porque são acompanhados invariavelmente por altas concentrações de partículas nocivas no sangue.
Controle os seus TRIGLICÉRIDOS:
Os níveis de triglicéridos variam bastante de uma hora para a outra, conforme o tipo de alimento ingerido.
Depois de uma comida com gorduras ou açúcares, os níveis podem aumentar e permanecer altos durante horas. Por isso, uma análise aos triglicéridos no sangue faz se sempre em jejum e após várias horas sem
comer.
Hoje em dia, a maioria dos médicos considera que um nível normal se situa entre os 85 e os 250 miligramas por deci¬litro de sangue. Se o nível for superior a 250, há que fazer três análises de sangue diferentes para confirmar o diagnóstico e assegurar que o resultado está correcto, e estabelecer desse modo um nível básico adequado antes de iniciar o tratamento, o qual, excepto em casos extremos, começa
com o emagrecimento, mais exercício e uma dieta conviniente.
UMA DIETA ADEQUADA:
A luta contra os níveis altos de triglicéridos é praticamente igual à que é seguida contra os níveis altos de colesterol: eliminar o peso a mais, reduzir as gorduras e comer mais peixe e menos carne.
Comer doces, tal como ingerir bebidas alcoólicas, eleva os níveis de triglicéridos de forma significativa.
Portanto, se tívermos necessidade de controlar os nossos níveis de triglicéridos, temos de seguir os conselhos dados anteriormente para fazer diminuir o colesterol e as gorduras: convém vigiar o consumo de açúcar e de álcool e aumentar o consumo de peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário